Cuidados com a maquiagem durante e logo após o tratamento de câncer

Querida leitora

Quem me segue nas redes sociais sabe que uma das minhas formações é graduação em Enfermagem.
Sou enfermeira formada há alguns bons anos ( 17 se não perdi as contas ! )
E nesses anos todos já tive contato com vários pacientes e com várias patologias . Uma delas , talvez a mais temida de todas : O câncer . Por mais esclarecidos que nós consideramos hoje o diagnóstico de câncer sempre abala as estruturas .
Sempre quando acompanhava as minhas pacientes nas primeiras quimioterapias , pois já trabalhei alguns meses, no setor de oncologia , a pergunta que vinha antes de aplicarmos o medicamento, era de praxe : Meu cabelo vai cair?
Não dá para negar um fato, que realmente vai acontecer. E para ser mais que sincera, não serão só os cabelos, mas os pelos também.
Mas sabe o que mais me surpreendia ? Elas não se abalavam, tanto quanto eu imaginava!
E já nas sessões que se sucediam, elas apareciam lindas , com lenços diferentes , maquiagens , e assim passavam a fase mais  difícil de suas vidas !
Sei que isso vai acontecer com muitas mulheres ainda, próximas a nós, longe de nós e nem sabemos se não com nós !
E convivendo com essas mulheres aprendi que a vaidade nunca as abandonou e que a maquiagem fez parte de muitos momentos da vida delas .
Sim, é possível melhorar a auto estima, se sentir mais bonita, menos doente , maquiada .
O fato é que uma mulher que esta passando por um tratamento de quimioterapia, pode e deve se maquiar quando tiver vontade, mas deve levar alguns fatores em consideração.
Vou listar alguns , com os quais sempre procurava orientar minhas meninas , se assim elas me permitirem chamar ! Vocês sempre ensinam muito , são anjos de ensinamento de valorização e amor a vida !

Vamos a nossa listinha de cuidados básico para a make , durante o tratamento , já que a imunidade fica mais fragilizada :

  1. Lave as mãos antes de se maquiar
  2. Prefira os dedos para depositar as sombras . Caso prefira os pincéis, esse kit deve evitar ser compartilhado .
  3. Hidrate sempre a pele antes de aplicar a maquiagem, para evitar o ressecamento da mesma.
  4. Você pode usar das cores, delineadores e sim do cílios postiços ! O mercado da beleza , dispõe de cílios de cabelos naturais , que podem ser usados por ate 30 dias. Mas lembre-se , lavar o mesmo com água e sabão é muito importante . E mantê-lo em lugar seco também.
  5. Abuse de pó compacto rosado, que sempre da um ar de ” acordei assim “
  6. Certifique-se juntamente com seu medico o  momento que você poderá começar a fazer o uso das maquiagens, em alguns momentos do tratamento elas podem ser contra indicadas.
  7. Nunca durma com a maquiagem , você esta com sua pele mais fragilizada e isso pode ocasionar irritações .
  8. Não esqueça nunca do filtro solar , ele é seu aliado. Hoje o mercado possui inúmeras marcas de filtro solar com base e cor. Pode ser uma opção !
  9. Lave seus pinceis e armazene em um lugar seco . Lembre -se nessa fase sua resistência vai estar mais baixa, evitar contato com microrganismos é sempre um desafio .
  10. Não compartilhe seu batom, essa é uma proteção para você . Na verdade ninguém deveria compartilhar . hahaha .Mas nessa fase essa dica é um ponto importante para evitar contato com outros microrganismos que não sejam de sua flora .

Esses cuidados básicos vão te manter linda , mais linda ainda , quero dizer de forma segura .
E lembre se , muitos amam você , torcem por você , mas ninguém deve amar mais você , que você mesma.
Esse é o momento de se cuidar !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *